Capítulo presente nas páginas 64-73 do livro "Reflexão Estética da Literatura 2", organizado por Adriana Demite Stephani, em 2020.
O objetivo deste trabalho é, a partir da análise da representação do último imperador de Gaza, Ngungunhane, nos romances Ualalapi e As mulheres do imperador, de Ungulani Ba Ka Khosa, e no conto “Quem manda aqui?”, de Paulina Chiziane, apontar para o tratamento crítico ao qual os autores submetem a história e verificar como ocorre o questionamento da grande narrativa construída acerca do chefe nguni. Recorreremos às formulações de Jacques Le Goff, Inocência Mata e Michael Pollak, a fim de demonstrar que os textos são elaborados com base em uma estratégia contradiscursiva.
Autora do capítulo
Carina Marques Duarte: Professora adjunta de Literatura Portuguesa na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/ CPAN). Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Estágio Pós-Doutoral em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela mesma instituição. É líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Tempos Sombrios (CNPq/UFMS) e participa do Grupo de Pesquisa Literatura e Vida (CNPq/UFMS).
Site com o livro: https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/reflexao-estetica-da-literatura-2