A representação da mulher em Luís Bernardo Honwnana e Dany Wambire

Capítulo presente nas páginas 161-186 do livro "Veredas da Linguagem: produção acadêmica nos cursos de Letras do CPAN/UFMS", organizado por Adriana Viana Postigo Paravisin, Regina Baruki-Fonseca e Suzana Vinicia Mancilla Barreda, em 2022.


O texto aborda a questão das inúmeras mulheres de Moçambique que vivenciam a aceitação passiva do seu destino. Baseadas nas obras de Simone de Beauvoir, Grada Kilomba e Angela Davis, as autoras analisam contos sobre a temática, elaboram os problemas da opressão enfrentada pelas mulheres, que não exercem o poder sobre a sua independência, seus próprios corpos e as suas vidas. São mulheres fadadas a desempenhar a função do Outro, representado por homens, membros da própria família e colonizadores, sem a alternativa de realizar as suas próprias escolhas de vida. 




Autoras do capítulo

Lílian Costa Ramos é acadêmica do curso de Letras / Português e Espanhol da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Faz parte do Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC) da UFMS e integra o Grupo de Pesquisa Literatura e Tempos Sombrios.



Carina Marques Duarte: é a orientadora do trabalho. Professora adjunta de Literatura Portuguesa na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/ CPAN). Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Estágio Pós-Doutoral em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela mesma instituição. É líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Tempos Sombrios (CNPq/UFMS) e participa do Grupo de Pesquisa Literatura e Vida (CNPq/UFMS).



Site com o livro: https://editora.ufms.br/produto/veredas-da-linguagem-producao-academica-nos-cursos-de-letras-do-cpan-ufms/



Postar um comentário

0 Comentários
* Não comentem palavrões nem sejam desrespeitosos.

#buttons=(Aceito!) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Entenda melhor
Accept !