Artigo presente nas páginas 500-517 dos Anais da 1ª Mostra Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão 2023:
O texto surge a partir do TCC “A Literatura de Cordel nos livros didáticos” defendido na UPE, em 2017. Na referida pesquisa, constatamos que, dos livros didáticos que estavam disponíveis no mercado - do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio - apenas sete deles incluíam a Literatura de Cordel como gênero textual a ser estudado. Ainda assim, evidenciou-se que quatro deles possuíam propostas pedagógicas superficiais e de modo pejorativo. Em contrapartida, sugerimos metodologias significativas como subsídios didáticos, voltados para a prática docente, explorando, de modo positivo, os recursos pedagógicos que tal gênero textual pode fornecer, destacando, sobretudo, o incentivo à leitura, valoração da cultura popular e projetos interdisciplinares. As discussões e propostas foram pautadas nos estudos de Ana Cristina Marinho e Helder Pinheiro (2012), Marcos Bagno (2015), entre outros, dialogando com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mostraremos, então, alguns resultados dessas propostas aplicadas em sala de aula, em 2018 e 2019, em turmas do Fundamental II e, em 2021 e 2022, em turmas do Ensino Médio e EJA.
Autora do artigo
Perla Araújo dos Santos, nascida em Jaguarari, norte da Bahia, em 13 de março de 1990, teve toda sua formação educacional em escolas públicas. Atualmente, é professora efetiva da Rede Estadual de Ensino da Bahia (SEC-BA, NTE 25), graduada em Língua Portuguesa e suas Literaturas (UPE- Campus Petrolina), Mestra em Estudos Literários (UFPE - Campus Recife) e doutoranda em Estudos Literários (UFMS - Campus Três Lagoas). Ser docente foi uma escolha e, assim, procura cumprir seu papel social com muito empenho e responsabilidade.
Site com o os anais: https://facape.otimizeit.com.br/esta-disponivel-o-e-book-dos-anais-da-1a-mostra-internacional-de-ensino-pesquisa-e-extensao-da-facape/