A adultização da criança negra no conto "Lumbiá", de Conceição Evaristo

Trabalho presente nas páginas 17-30 do e-book do XXII Simpósio de Letras Linguagens, tecnologias e os multiletramentos: novos olhares para o ensino:


Conceição Evaristo tem se destacado na contemporaneidade por produzir uma dimensão ficcional que insere o negro no âmbito literário, seja através de personagens homens, mulheres ou crianças. Neste trabalho, será analisada a criança, no que diz respeito ao modo como é tratada no cerne de sua formação. O corpus da análise é o conto “Lumbiá”, pertencente à antologia “Olhos d’água”, da autora supracitada, e possibilitará a compreensão de como a criança negra é apresentada como adulta, em uma vivência marginalizada e periférica. Ancorando-se na Crítica Sociológica, este trabalho discutirá os aspectos que tornam a criança negra adultizada no conto e os fatores que incidem na naturalização desse contexto. Para a abrangência do tema será utilizada a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, por meio de um referencial teórico alicerçado em autores que versam sobre a proposição em foco, tais como: Cândido (2006) e Scholhammer (2020); Bento (2022); Gonzales e Hasenbalg (2022); Hall (2006); Munanga (2010); Evaristo (2011, 2016) Fanon (1968) e Kilomba (2019). A obra de Evaristo permite a reflexão sobre fatores que levam o leitor à análise de comportamentos sociais padronizados no cotidiano, que favorecem a naturalização de um problema grave na sociedade, o trabalho infantil. O pequeno vendedor não se abstém de seus desejos de criança, os quais, de alguma maneira, não consegue vivenciar. Evaristo traz, em sua escrevivência, uma maneira de escrever a realidade de negros e negras, que constituem as minorias sociais, compreendidos por meio do lugar de fala, no qual a narração se assume como discurso.




Autoras do texto

Hérica Romena do Carmo: Graduada em Letras Português/Literatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Mestranda em Estudos Literários pela Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).


Carina Marques Duarte: Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutora em Literatura Comparada com Pós-doutoramento em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.


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