Outras vozes para cantar a resistência: o diálogo com a tradição na poesia de Ovídio Martins

Em 1963, Ovídio Martins publicou o livro Caminhada. O objetivo deste trabalho é analisar um conjunto de poemas extraídos dessa publicação, verificando o funcionamento da intertextualidade e em que direção o diálogo com a tradição conduz a lírica do poeta cabo-verdiano. Para tal fim, utilizamos como pressupostos teóricos o estudo de Jenny (1979), acerca da intertextualidade, e o conceito de hipertextualidade formulado por Genette (1989). Os resultados indicam que, ao dialogar com a tradição literária, com fatos históricos, com o mito sebastianista e com a Bíblia, Ovídio Martins se apropria dos textos para transformá-los, de tal modo que a sua escrita se configura como o lócus da assimilação do alheio para a constituição do próprio. E o próprio, nesse caso, inclui uma expressão poética dotada de uma força singular, que se revela majoritariamente como resistência, seja à censura e ao evasionismo, seja à opressão colonial.

Palavras-chave: Ovídio Martins; poesia; Cabo Verde; intertextualidade; resistência.


Clique na imagem para ler o artigo!


Autoras do artigo

Annielly Lays Moreira da Silva BalieiroAcadêmica do Curso de Letras - Habilitação em Português e Espanhol no Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi bolsista de Iniciação Científica 2021/2022. Atua no Projeto de Pesquisa Metáfora e voz da tradição em tempos sombrios nas literaturas de Língua Portuguesa e integra o Grupo de Pesquisa Literatura e Tempos Sombrios (UFMS/CNPQ)

Carina Marques Duarte: Professora Adjunta de Literatura Portuguesa na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPAN). Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Estágio Pós-doutoral em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela mesma instituição. É líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Tempos Sombrios. 



Para citar


BALIEIRO, A. L. M. S. ; DUARTE, C. M. . Outras vozes para cantar a resistência: o diálogo com a tradição na poesia de Ovídio Martins. MIGUILIM - REVISTA ELETRÔNICA DO NETLLI, v. 12, p. 125-149, 2023.



Site da revista: http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/454



Postar um comentário

0 Comentários
* Não comentem palavrões nem sejam desrespeitosos.

#buttons=(Aceito!) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Entenda melhor
Accept !